Sobre a Disciplina

Projeto Pedagógico da Disciplina Tecnologia em Comunicação Social

Docente: Misael Paulo Montaña

Ementa Estudo das principais tecnologias dos aplicativos com arquitetura voltada para o design gráfico, de áudio e de vídeo em suas diferentes formas de expressão multimídia.

Objetivo
Compreender as diferentes tecnologias e recursos envolvidos na Comunicação
Social;
capacitar os discentes na avaliação e utilização dos recursos e das ferramentas de informática necessárias à prática da Comunicação Social;
estimular a pesquisa, o pensamento crítico e a criatividade; refletir com o discente sobre a importância dos processos tecnológicos na sociedade contemporânea (da informação);
desenvolver senso crítico com relação à qualidade do que está sendo realizado.


Conteúdo Programado
1. Desbravando as trilhas da informática
1.1 Primeiros passos, o desenvolvimento das redes de comunicação
1.2 A convergência
2. Constituição da economia da informática
2.1 Os experts e os mercados
2.2 As possibilidades, as fábricas, a expansão
3. Ferramentas da informática a serviço da comunicação
3.1 As primeiras máquinas, os primeiros programas, as facilidades provocadas
3.2 As transformações do mercado
4. As ferramentas hoje: programas mais comuns
4.1 editores de texto free/property- formatação para trabalhos científicos,
formatação de textos para apresentações, etc.
4.2 editores de áudio - Audacity
4.3 editores de vídeo - Movie Maker
4.4 editores de web - Dreamweaver, Flash
4.5 editores gráficos e de arte-final - Indesign, Photoshop, Illustrator, Free
Hand e CorelDraw
4.6 preparação de arquivos
5. Trabalhos práticos com os aplicativos

Metodologia

- Aulas expositivo-dialógicas;
- ensino individualizado com exercícios práticos em laboratório;
- trabalhos em grupo com base em leituras indicadas.


Avaliação
A avaliação acontecerá sob o enfoque qualitativo, ou seja, considerando o crescimento do aluno. Para tanto, será levado em consideração a sua assiduidade, interesse e participação.
Elaboração de trabalhos individuais e em grupo.
Avaliação em conformidade com as normas do Departamento.
Critérios de Avaliação:
A avaliação dos alunos será feita levando-se em consideração os objetivos propostos no programa e tomará como ponto de partida:
- Nível da discussão dos textos propostos - Nível da apresentação de trabalhos articulados em grupo, orais e escritos
- Nível dos trabalhos individuais propostos
- Desempenho individual em prova escrita - São levados em conta a freqüência, interesse e pontualidade dos alunos em aula.
- Os alunos que não obtiverem nota 6(seis) não obterão aprovação na disciplina.


Bibliografia Básica
ALMEIDA, Marilena. Photoshop para iniciantes. São Paulo: Digerati Books, 2007.
DINIZ, André. Treinamento prático em Flash. São Paulo: Digerati Books, 2008.
MORAZ, Eduardo. Treinamento prático em Indesign. São Paulo: Digerati Books,
2008.
_____. Treinamento prático em CorelDraw. São Paulo: Digerati Books, 2008.
PINTO, Sandra Rita B. Desvendando os recursos do Illustrator. São Paulo:
Digerati Books, 2008.
_____. Treinamento prático em Dreamweaver. São Paulo: Digerati Books, 2008.

Bibliografia Complementar
BOLAÑO, César; HERSCOVICI, Alain, CASTAÑEDA, Marcos; VASCONCELOS, Daniel. Economia política da internet. Aracaju: Editora UFS-Fundação Oviêdo Teixeira,
2007.
CRUMLISH, Christian. O dicionário da Internet. Rio de Janeiro: Campos, 1997.
STRAUBHAAR, Joseph; LAROSE, Robert. Comunicação, mídia e tecnologia. São Paulo: Pioneira - Thomson, 2004.