sábado, 19 de março de 2011

Jornal sem jornalista? Jornalista sem jornal?


Avião sem asa e fogueira sem brasa, são fatos complicados de acontecerem, mas já jornal sem jornalista e jornalista sem jornal, são possíveis. Não são nem só possíveis, como já aconteceram na história da humanidade. Para entendermos melhor essa “excentricidade”, temos que entender o que é jornal: “toda e qualquer publicação dotada de atualidade, periodicidade, e variedade da matéria” (COSTELLA, 2002, p.17). Ou seja, o rádio jornal que você ouve de manhã, o jornal impresso que você lê durante o almoço, o jornal que você assiste à noite, e até a primeira publicação regular de que se tem notícia, a Acta Diurna, são jornais.
Quando tiramos o paradigma que se tem que jornal é o informativo tipográfico, descobre-se que o surgimento do jornal foi na Antiguidade, com os Romanos. Na Roma Antiga e no Império Romano, a Acta Diurna era afixada nos espaços públicos, e trazia fatos diversos, notícias militares, obituários, crônicas esportivas, entre outros assuntos. Aqui se vê presente o jornalismo sem jornalista, pois jornalistas, em Roma, eram todos os cidadãos que faziam, coletivamente, circular a Acta diurna.
            Um tempo depois, na Idade Média, os cancioneiros, famosos trovadores, transmitiam as informações de feudo em feudo, de forma artística e ritmada. Embora a Europa tenha vivido um momento de estagnação da circulação de notícias, a comunicação não parou devido a esses artistas – os jornalistas sem jornais.   
            Entende-se então, que, para comunicar e informar, necessidades básicas do ser humano desde os tempos primórdios, não são  necessários nem a tipografia, nem o jornalista oficial, nem o jornal impresso. Para haver circulação de informação, é necessário simplesmente a publicação dotada de atualidade, peridiocidade e variedade de matéria. Twitter pode ser uma espécie de jornal?Dependendo do seu conteúdo,sim. Blogs, diários semanais, notícias postadas em um mural, revistas, podem ser jornais? Havendo peridiocidade e variedade de matéria,sim.
            Para concluir, como tratamos sobre a história do jornal na humanidade, nada melhor que encerrarmos com a história do jornal em Caxias do Sul, através do vídeo abaixo feito pelo jornal O Caxiense, sobre o primeiro Diário semanal da cidade, o Caxias Magazine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário