quinta-feira, 10 de março de 2011

Os tempos mudam;o sentimento continua o mesmo


     O trecho do filme “2001 uma Odisséia no Espaço”,de Stanley Kubric,(http://www.youtube.com/watch?v=wC8DcI1vw_U ) relata  o momento em que o ancestral do homem se dá conta que pode utilizar elementos como instrumentos para facilitar sua adaptação ao meio.
     O osso presente no filme serviu para apreensão de alimento e para estabelecer poder sobre outro bando, o que se pode relacionar com a tecnologia, pois, sendo ela um grande meio de atendimento das necessidades do homem moderno, torna-se também um mecanismo de poder.
    O homem, por ser um ser social, como diz Aristóteles, teve que aprender a se comunicar entre seu bando e entre tribos inimigas, de modo que a comunicação foi o diferencial para o seu desenvolvimento.
     A relação de comunicação, tecnologia e poder já estava presente desde os tempos antigos, porque melhor adaptou-se aquele que utilizou instrumentos para garantir sua sobrevivência.       
   Atualmente, órgãos públicos e privados sabem da força da tecnologia aliada à comunicação, por isso são poucos os países desenvolvidos que não investem nesses meios.
    O interessante que o fascínio do ser humano pelo ato de inovar não se perde, mesmo que o homem já tenha suas necessidades atendidas. Os tempos mudam, mas o sentimento de ter em suas mãos uma nova ferramenta que pode influenciar os outros, faz com que o homem sempre busque novos meios de se comunicar.
   No entanto, por mais que vieram ferramentas melhores,os meios de comunicação não extinguiram um ao outro, pois cada um tem sua especificidade e sua importância na sociedade. Quando o rádio foi lançado, acharam que o jornal  ia ser extinto. Não foi o que aconteceu. Quando lançaram a televisão, muitos afirmavam que era o fim do jornal e do rádio, mas os dois permaneceram. Com a internet, era certo a destivação do jornal, do rádio, e da televisão, entretanto os quatro meios de comunicação, além de estarem ativos, atualmente trabalham juntos. E o mais surpreendente, é que pesquisas feitas pelas áreas de Marketing revelam que o meio de informação que o consumidor mais confia é o jornal impresso.
   Confirma-se que os tempos mudam, as tecnologias se inovam, os homens comunicam-se, os instrumentos transformam-se, mas os sentimentos de descobrir e  de comunicar continuam os mesmos. O vídeo a seguir ilustra de forma criativa o desenvolvimento tecnológico aliado a essência humana :

  

Um comentário:

  1. Oi Ana,
    Agora sim posso comentar rsrsrs.
    Gostei muito do título do post, temos que tentar personalizar o espaço.
    Tá bem bacana e diverso o teu texto, só atenta para referências.. ali no finalzinho você citou que o jornal é o veículo mais confiável - para obter maior credibilidade o ideal e ir a fundo na fonte, mostrando muitas vezes o dado e a pesquisa - abs

    ResponderExcluir